Influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas que formam opiniões e influenciam tanto compras quanto o ponto de vista de consumidores no que diz respeito a determinado produto ou marca. Eles utilizam as redes sociais e outros meios como propagação de conteúdo a favor ou contra algumas organizações. Isso é feito por meio das conhecidas redes como o Instagram, Facebook, Twitter ou YouTube, que, se comparados aos preços de mídias tradicionais como propagandas em televisão, revistas e rádio, são de menor investimento e maior controle de resultados por se tratar de mídias passíveis de se emitir relatórios precisos e de simples entendimento.

A utilização dessa estratégia é bastante difundida pois dispõe de diversas vantagens como, por exemplo, ser personalizável. Assim, as marcas procuram aqueles influenciadores que têm como espectador o público que a ação deseja impactar. Um outro motivo responsável pela popularização dessa estratégia é fenômeno denominado confiança contextual onde os consumidores tendem a depositar a sua confiança naquele influenciador pela identificação que ele causa e a sensação de ser ‘gente como a gente’.

No atual contexto de intenso uso e engajamento nas redes sociais, esses sites e aplicativos acentuaram o papel dos líderes de opinião. Esses formadores de opinião “horizontais” não são necessariamente especialistas no assunto em que se propõem a falar, mas cativam através de algum traço de personalidade, criando uma identificação pessoal que faz com que o público passe a confiar e levar em consideração a opinião do influenciador. Além disso, eles atuam como mediadores menos formais, produzindo conteúdos de fácil compreensão relacionados a produtos, serviços ou causas. O contexto e reconhecimento deles por parte das marcas, também garante maior ou menor nível de credibilidade ao público.

Graças às redes sociais, essas informações são lidas, assistidas e ouvidas por milhares de pessoas, compartilhadas e tidas como fonte de pesquisa para o público consumidor, que considera as opiniões dessas pessoas no mesmo nível, ou ainda mais, do que consideraria o parecer de um amigo ou profissional da área. Neste momento, a mídia incumbe-se do papel central desta relação entre influenciador e consumidor. É ela que determina a forma como esta interação ocorre.

Ao entender o papel da comunicação na gestão do bom relacionamento da organização com os seus públicos, os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais destaque no meio. A busca das marcas por ações que atinjam um grande número de pessoas, impactando especialmente o comportamento do seu consumidor de maneira personalizada e individual pelas redes sociais, tem sido o objetivo de diversas organizações. Para ilustrar a importância dada a esse categoria de formador de opinião, é possível examinar cases em que empresas buscam por influenciadores para otimizarem os seus negócios.

Para dos influenciadores, as marcas buscam pessoas que sejam assistidas e ouvidas por milhares de pessoas. Por isso, as marcas buscam nomes de relevância para o seu público. Em fevereiro de 2018, a marca Renault lançou uma campanha com a cantora Anitta. Além dos spots de rádio, materiais para as concessionárias de veículos e programação na televisão, a cantora também realizou transmissões ao vivo nas suas próprias redes sociais e da marca. De acordo com o gerente de publicidade da Renault, o propósito das produções audiovisuais da campanha é de se tornarem conteúdos virais, e que possam ser distribuídos em mídias como o Whatsapp – mostrando a relação entre a marca e o consumidor dando-se em diferentes meios.

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

BACKES, S. A teoria do duplo fluxo da comunicação no contexto das redes

sociais: influenciadores digitais como líderes de opinião. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2., 2018, São Leopoldo.

 

KEMP, S. Digital in 2018: World’s Internet Users pass the 4 billion mark, 2018. Disponível em: <https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018>. Acesso em 23 ago. 2018.

 

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